Distrito Federal tem primeiro caso de raiva humana em 44 anos e paciente está em estado grave

0
32

Após 44 anos, Saúde do Distrito Federal notificou primeiro caso nesta terça-feira(5). Devido a isso, a campanha de vacinação dos animais foi antecipada. O primeiro caso de raiva humana registrado no Distrito Federal após anos de erradicação da doença. Um adolescente entre 15 e 19 anos está em estado grave.

A secretaria de saúde confirmou o caso na terça-feira(5), o adolescente reside no Distrito Federal e foi “agredido” por um gato em 25 de maio. Em 15 de junho, ele começou a sentir sintomas da raiva como febre e dor nos olhos.

Em 20 de junho, o paciente foi internado na UTI já em estado grave, devido à confirmação do primeiro caso depois de 44 anos, a secretaria antecipou a Campanha de Vacinação Antirrábica. A pasta disponibilizou doses para cães e gatos na quarta-feira(6).

Até então, o único caso de raiva humana no Distrito Federal havia sido registrado em 1978. A ultima ocorrência diagnosticada de raiva em cães aconteceu em 2000 e, em gatos, em 2001. O vírus circula do DF em morcegos, nos bovinos, equídeos e outros animais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui