Especial do Escritor: conheça Simão Farias

0
224

Agora, mais do que nunca, as questões ambientais estão em foco. E no Dia do Escritor, o blog Eu Amo Roraima vem homenagear um professor, jornalista e autor roraimado, engajado em assuntos voltados ao socioambiental, Simão Farias.

Nascido em João Pessoa, Paraíba, se mudou para Roraima há 17 anos. Nesse meio tempo, já escreveu seis livros e diversas narrativas como contos e poemas avulsos. O autor tem um livro inspirado no estado, o chamado Ode de Ana Maria.

“O romance trata de uma comunidade mobilizada para expulsar uma fábrica de minério de um lugarejo. É um misto de ambiente nordestino e amazônico” contou.

Simão publicou seu primeiro livro de contos, poemas e roteiros de cinema em 2009. Ele diz que a inspiração às vezes chega em relação à trama central da história e que outras vezes é instigada por fatos individuais e coletivos.

“Chega um momento em que a história cobra ser escrita. Preciso ter a serenidade para saber se vai ser um poema, um conto, um romance e como organizarei os trechos da trama”, comunicou.

Instigado muitas vezes por temas ligados a natureza e ao ambiental, o autor diz que o escritor precisa estar engajado com os problemas e as lutas de seu tempo.

“No meu caso, faço uso de poesia e denúncia socioambiental para falar do meu planeta e do meu país. O propósito é denunciar e alertar os leitores que ainda podemos encontrar saídas e soluções contra uma tragédia global, social e pessoal generalizada”, informou Farias.

Você pode ter acesso aos livros e outros textos do escritor através deste link. Boa leitura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui