Especial do Escritor: conheça elimacuxi

0
356

Neste domingo, 25, é comemorado nacionalmente o Dia do Escritor. O Eu Amo Roraima selecionou quatro escritores roraimenses (de nascimento e de coração) para te ajudar a prestigiar e apoiar esses artistas, que tratam dos mais variados temas em forma de livros, poemas, poesias e roteiros. Nesta matéria, vamos falar de elimacuxi, mãe, escritora, historiadora, professora, “poeta, disposta em mil almas que ocupam um só corpo”.

Roraimense de coração, elimacuxi escreve sobre sua realidade, mas não se considera regionalista. Ela diz que os limites e fronteiras inventados pelos homens servem mais para dividir as pessoas do que para criar afetos positivos. Ela é autora de Amor para quem odeia, livro com duas edições, que fez parte da programação dos vestibulares do IFRR (Instituto Federal de Roraima), UERR (Universidade Estadual de Roraima) e UFRR (Universidade Federal de Roraima).

Eli conta que perdeu as contas de quantas antologias e coletâneas já participou, e que individualmente publicou apenas um livro. Mas, ao ser questionada sobre qual era sua obra favorita, a escritora explicou que seu blog, elimacuxi, poesia pura, é o seu verdadeiro motivo de orgulho.

“Nele há mais de 500 poemas de minha autoria, publicados em ordem cronológica de 2008 até hoje e que tratam de temas diversos, com destaque para todas as formas de amor. Inclusive os poemas do meu livro foram publicados antes, no blog”, informou.

Pioneira em blogs de literatura no estado, a autora explica que essa é uma maneira de fugir do suporte tradicional da literatura. Segundo ela, seu blog foi quem deu visibilidade para sua produção, onde até hoje tem leitores assíduos, a quem é grata.

“Livro é caro, difícil de fazer. Envolve muita logística e coloca muitos atravessadores (editora, frete, livraria) entre o escritor e o leitor. Se ilude quem pensa que publicar livro dá dinheiro para o escritor, dá é muito trabalho. É verdade que no blog eu também não ganho dinheiro, mas o contato é direto com os leitores.”

Você pode ler sobre a biografia da autora aqui e ao blog de poesias deste link. Boa leitura!

O escritor só existe porque tem leitores interessados no que ele escreve. Roraima tem excelentes escritores em diversos gêneros literários. Então apoiem os escritores locais, comprem seus livros, visitem e sigam seus blogs, isso é muito importante para garantir o crescimento de uma literatura cada vez mais forte em Roraima.

elimacuxi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui