O Governo de Roraima está articulando uma parceria com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), para atrair investidores que tenham interesse em instalar indústrias no estado.
A iniciativa foi tomada pelo governador Antonio Denarium. Ele se reuniu com o superintende da Suframa, general Algacir Polsin, por videoconferência na tarde de quarta-feira, 30.
Durante a reunião, Denarium destacou a necessidade da atração de novos investimentos para geração de emprego e, consequentemente, alavancar a economia do Estado.
O governador frisou que paralelamente à articulação com a Suframa, está sendo construída uma agenda política para implantar incentivos que possibilitem vender a ideia que Roraima é um ótimo lugar para se investir.
Ele exemplificou a recente implantação das usinas termelétricas com fontes limpas de matéria prima, para geração de energia.
“O objetivo é facilitar e criar um ambiente acessível para que empresas se instalem no Estado. Temos como exemplo a construção das usinas termelétricas, à base de fontes renováveis, situação que criou novos postos de trabalho, mesmo durante a pandemia”, pontuou.
Denarium destacou que um dos principais desafios é garantir a independência energética, situação que já está sendo resolvida e com isso, estruturar um parque industrial diversificado no Estado.
“Recentemente, discutimos com investidores a possibilidade de trazerem suas empresas para cá, para que seja beneficiada nossa produção de soja e o milho, agregando mais valor aos produtos”, mencionou.
Ainda na articulação da parceria com a Suframa para a atração de investidores, o governador disse que já está resolvendo a segurança jurídica do Distrito Industrial, com a entrega de títulos definitivos para as empresas já instaladas em Roraima.
“Temos trabalhado para garantir a segurança jurídica às empresas, passo fundamental para o crescimento do setor. Com o documento na mão, é possível a captação recursos com os bancos e, assim, ampliar os investimentos”, finalizou.
O papel da Suframa
Para o Governo de Roraima, a articulação com a Suframa é essencial para enfrentar as dificuldades e ajudar na criação de um parque industrial em Roraima.
“Já inciamos o trabalho para atrair os empreendimentos. Inclusive, recentemente fui ao Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia de Manaus, e fiz o convite para que eles venham conhecer o potencial que Estado oferece”, pontuou.
Antonio Denarium também mostrou interesse em discutir com os prefeitos a criação de projetos para serem encaminhados à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério da Ciência e Tecnologia.
“Vou conversar com minha equipe de Governo para organizar uma videoconferência com os prefeitos para apresentar as possibilidades que se estão disponíveis. A equipe da Suframa já está convidada para participar”, afirmou.
Após ouvir o posicionamento de Denarium, o superintendente da Suframa afirmou que os benefícios da Zona Franca de Manaus precisam ser levados aos outros estados do Norte.
“Já começamos a estabelecer um diálogo mais próximo com os governos para definir estratégias. Nossa equipe técnica já está preparada para ajudar no que for preciso”, assegurou Polsin.
Para finalizar, Denarium afirmou que a articulação de parceria com a Suframa, também é fundamental para que os benefícios das ALCs (Áreas de Livre Comércio) de Boa vista e Bonfim possam compor com desenvolvimento pretendido para a industrial.