Governo do Estado retoma os atendimentos presenciais à população no Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), a partir da próxima terça-feira, dia 8.
A retomada dos serviços acontecem na Casa do Cidadão, unidade que concentra diversos atendimentos descentralizados do Governo de Roraima.
O Governador Antonio Denarium destacou que a retomada do atendimento presencial só foi possível graças aos avanços obtidos no combate à Covid-19.
Denarium frisou que o Instituto tem papel fundamental no suporte à retomada das atividades econômicas do estado.
Ele lembrou que praticamente tudo estava suspenso, em razão pandemia.
“O Iteraima é peça fundamental na engrenagem que alavanca o setor produtivo e com a recente conquista. Agora, temos a expectativa de voltar ao cenário de crescimento e prosperidade que vínhamos galgando”, afirmou.
suspensão dos serviços
Os atendimentos estavam suspensos desde maio, conforme o decreto de calamidade pública na saúde.
Nesse ínterim, as equipes fizeram trabalhos internos de análise e encaminhamentos dos processos para título definitivo, conforme explicou a diretora de Patrimônio Imobiliário do Iteraima, Dilma Costa.
“Nós passamos esse período organizando e analisando os processos que poderiam gerar documentos, de forma que temos encaminhado quase 300 processos para emissão de títulos”, afirmou.
O Iteraima disponibiliza na Casa do Cidadão os mesmo serviços que são oferecidos na sede do instituto.
Na unidade, o cidadão pode fazer a abertura e acompanhamento de processos, juntada de documentos, requerimentos, vistorias, entre outros.
A diretora também explicou que os atendimentos ao público acontecem de segunda a sexta-feira, das 7H 30M às 13H, para no máximo 20 pessoas por dia.
O quadro de servidores também será reduzido, evitando assim, aglomeração, conforme recomendações dos órgãos de saúde e decreto do Governo do Estado.
“Vamos retornar os atendimentos externos seguindo todos os critérios e recomendações. A Casa do Cidadão é uma área ampla e aberta, o que facilita a adoção dos critérios de segurança para o público”, destacou.
Os atendimentos do Iteraima na Casa do Cidadão estão ocorrendo desde setembro do ano passado e a projeção é atender mais de 3 mil famílias dos bairros Senador Hélio Campos, Silvio Botelho, Santa Luzia e Pintolândia.