loader image
quarta-feira, 3 março, 2021
Início atualidade Atividade física ajuda em casos de Covid-19

Atividade física ajuda em casos de Covid-19

Um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sugere que prática de atividade física ajuda em casos de Covid-19.

O estudo apontou que a produção da Irisina pode ter um efeito terapêutico em casos de Covid-19.

Com efeito, a irisina é um hormônio liberado pelos músculos durante a atividade física.

A pesquisa foi feita com testes in vitro, em uma linhagem de adipócitos subcutâneos humanos, que são células do tecido adiposo que armazenam gordura, em uma camada abaixo da pele.

Desta forma, os cientistas observaram que o hormônio produzido durante a atividade física, tem efeito modulador nos genes associados à replicação do vírus no corpo humano.

Antes de tudo, precisamos entender o que é a irisina.

A irisina é um hormônio normalmente produzido de forma endógena durante o exercício físico contínuo.

Ela é conhecida principalmente pela função de modificação metabólica do tecido adiposo branco (que armazena lipídios, triglicerídeos, acumula gordura e pode vir a inflamar).

A função desempenhada pelo hormônio é parecida com a do tecido adiposo marrom.

Esse processo favorece o gasto de energia, tornando a irisina um agente endógeno (que se origina no interior do organismo), terapêutico para doenças metabólicas, como a obesidade.

Do mesmo modo, o hormônio tem propriedades anti-inflamatórias.

A pesquisadora da Faculdade de Medicina da Unesp, Miriane de Oliveira, ressaltou que os resultados do estudo representam um sinal positivo para a busca por novos tratamentos contra o coronavírus.

A pesquisa foi publicada na revista Molecular and Cellular Endocrinology.

Ao mesmo tempo, ela destacou que as informações sobre o estudo que sugerem que a irisina pode ter efeito em casos de Covid-19 ainda são preliminares.

“É uma sugestão do potencial terapêutico da irisina para casos de Covid-19. Estamos indicando um caminho de pesquisa para comprovar ou não o efeito benéfico do hormônio em pacientes infectados”, explicou.

O Estudo

Com o início da pandemia, os pesquisadores decidiram investigar se a irisina, hormônio ativado durante a atividade física, influenciaria positivamente contra a Covid-19.

Ficou claro que o contágio da Covid-19 em genes relacionados à replicação do vírus Sars-Cov-2, foi prejudicado.

Foram utilizadas técnicas de sequenciamento genético, que identificaram mais de 14 mil genes expressos em uma linhagem de adipócitos subcutâneos.

Os cientistas perceberam que vários genes tiveram sua expressão alterada ao serem tratados com irisina.

A principal descoberta tem a ver com genes reguladores.

A irisina, hormônio ativado durante a atividade física, alterou a expressão de reguladores do ACE2.

O regulador ACE2 é responsável por codificar uma proteína à qual o vírus se liga para entrar nas células humanas.

Além disso, o hormônio também triplicou o TRIB3, que é um gene fundamental para a proteção dos indivíduos.

Contudo, estudos anteriores mostraram que a quantidade desse gene diminui com o tempo, afetando, em especial, os idosos.

Certamente a relação de maior vulnerabilidade desse grupo ao novo coronavírus, teria explicação nesse ponto.

Ao mesmo tempo, o estudo da Unesp não avaliou a atividade física, mas pesquisas anteriores sugeriram que pessoas fisicamente ativas apresentariam sintomas mais leves de Covid-19.

Por fim, ficou evidente que o exercício físico funciona e ajuda como modulador imunológico contra a Covid-19.

Via-G1